O que é Filosofia Clínica?
O que é Filosofia Clínica?

Gosto da simplicidade do Dr. Matheus Maia Schmaelter ao descrever a Filosofia Clínica como o uso do pensamento filosófico com fins terapêuticos (1). Com raízes no “aconselhamento filosófico” ou na “filosofia prática”, no Brasil o termo Filosofia Clínica foi cunhado pelo filósofo Lúcio Packter. Natural de Porto Alegre, Lúcio sistematizou o método na década de 90, possuindo até os dias de hoje um dos maiores centro formadores de Filósofos Clínicos do Brasil, o Instituto Packter.


A sistemática do método apresenta alta personalização, pois entende-se que as questões existenciais são singulares e são parte da essência de cada partilhante (termo usado aos buscadores desta terapêutica). Desta forma, despreza-se, essencialmente, os conceitos de normalidade, doença, cura, doença, patologia e afins. Isso porque a métrica de cada questão é única e não está associada a um catálogo de predefinições.


A relação entre filósofo e partilhante é banhada de muita compreensão, usando conceitualmente conhecimentos advindos da Fenomenologia, da Filosofia Analítica da Linguagem e do Estruturalismo e, com a assimilação do Logicismo Formal, da Epistemologia, e da Historicidade.


Julgo que a mágica da Filosofia Clínica está essencialmente em entender as pessoas como pessoas. Não há qualquer categorização da dor ou uso de medidas alheias. É um exercício de valorização da singularidade.


No final do período espera-se que o partilhante tenha maior consciência de si, tendo um relato claro de suas experiências e de sua estrutura de pensamento. O método não cria dependências nas relações terapêuticas e conduz a uma maior compressão das questões existenciais.


É um processo de se olhar constantemente no espelho e, de forma gradual, ter cada vez mais entendimento sobre o que os olhos não costumam ver.

 

 

Referências

 

[1] Schmaelter MM. Filosofia clínica - aplicação terapêutica da filosofia [Internet]. InfoEscola. [cited 2023 Oct 11]. Available from: https://www.infoescola.com/filosofia/filosofia-clinica/